Após um longo tempo de espera e especulações, o Real Digital (futura moeda digital do Banco Central), finalmente entrou em sua fase de testes. Saiba mais!

Novidades do Real Digital

Foco em infraestrutura e privacidade 🔏

O projeto piloto da moeda começou em 2023 e terá foco na infraestrutura do serviço e na privacidade das informações, com conclusão prevista até março de 2024.

Os testes serão feitos em ambiente simulado por meio da tecnologia DLT (Distributed Ledger Technology) e contarão com transações fictícias, como:

Testes em DLT 🧑‍💻

Transferências

Resgates

Negociações

Instituições escolhidas a dedo 🏦

Durante o projeto, o acesso será restrito a instituições financeiras escolhidas pelo Banco Central, para reduzir custos e simplificar etapas.

Real digital:
para atacado e interbancário

Real tokenizado:
dinheiro em sua versão digital

Tesouro Direto:
compra e venda de títulos federais

3 tipos de ativos 📊

O BC irá registrar 3 tipos de ativos:

Na prática, o Real Digital é a extensão digitalizada da moeda. Ele será emitido e regulamentado pelo Banco Central, e os bancos e instituições distribuirão ao público.

Como vai funcionar?

Será o fim do dinheiro? 💸

Nada disso. As transações financeiras serão o foco do Real Digital, mas ele também poderá ser convertido em papel-moeda.

De olho no cronograma

De acordo com o coordenador da iniciativa do Real Digital, Fabio Araujo, a expectativa é que a moeda seja lançada até o fim de 2024.

O futuro das finanças está só começando 💡

Assine a news da iugu e receba conteúdos fresquinhos na sua caixa de entrada!

Quer ficar por dentro das principais tecnologias financeiras?